Neste capítulo vamos apresentar ferramentas capazes de auxiliar na identificação de informações confiáveis nas mídias sociais. Quer saber se está falando com um bot? Ou quando e onde uma foto foi postada pela primeira vez? Neste módulo faremos um passo-a-passo de como encontrar dados ocultos de forma simples.


Neste capítulo...

A jornada continua! No capítulo 01, você já aprendeu a usar os super poderes do Google. Agora, vamos mostrar como você pode investigar conteúdos e perfis nas mídias sociais.

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Habilidades do capítulo

Metadados

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Anúncios

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Bots: o que são e como identificar

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Habilidade 01

Metadados

Chegou a hora de avançarmos ainda mais em algumas habilidades investigativas!

Você sabia que todas as publicações do mundo digital têm dados escondidos? Essas informações são chamadas de metadados.

Mas o que é isso exatamente? Metadados são dados que descrevem ou explicam outros dados. Para que você entenda melhor: “meta” vem do grego “ além de”, ou seja, eles acrescentam informações. São tipo “etiquetas digitais”, conhecidas como Exchangeable Image File Format (EXIF) e que agrupam as informações acerca daquele arquivo. Eles servem basicamente para identificar de maneira padronizada um arquivo, algo a ser lido por computadores (e por usuários curiosos também).  

Quer um exemplo bem comum? Você grava um vídeo. Ao ser salvo, esse vídeo acumula metadados que descrevem informações sobre a data e o horário no qual a gravação foi feita, o tamanho e o formato do arquivo, dentre outras informações técnicas.

Várias informações podem ser consideradas metadados, mas as mais comuns são: dados de localização, data, hora e informações características de dispositivos, como celulares ou câmeras.

Curiosidade: você sabia que os metadados podem ajudar um fotógrafo a ter seu trabalho divulgado? Qualquer pessoa pode publicar uma foto sua tirada por um fotógrafo em qualquer mídia social, certo? Nem sempre essa pessoa irá marcar a conta do profissional ou indicá-lo aos seus amigos e seguidores. No entanto, se for feita uma busca por imagens e com o nome do fotógrafo no Google, várias dessas fotos podem aparecer se o nome do profissional estiver nos metadados do arquivo. Incrível, né?

Mas o nosso foco aqui é descobrir como ter acesso a metadados de postagens feitas em mídias sociais sem precisar ser um hacker incrivelmente experiente! De forma mais específica, aqui vamos tratar sobre como saber o dia e a hora que a publicação foi feita. Bora lá?

AH! Para obter essas informações você precisa acessar a mídia social pelo computador, tudo bem? Pelo celular não dá. 

1. Instagram

Abra seu Instagram > Vá em qualquer perfil do seu interesse e clique em alguma foto > Clique no botão direito do mouse em qualquer canto da tela > Clique em “Inspecionar” ou “Inspect” ou “Inspecionar elemento” ou “Inspetor web” ou qualquer outro termo similar. 

Agora, clique no primeiro ícone no canto esquerdo e superior da tela que foi aberta. O ícone serve para selecionar o elemento que você deseja inspecionar e é a figura de um quadrado com um mouse em cima. Como esse aqui ó:

Você também pode apertar as teclas Control + Shift + C no seu teclado. 

Com esse ícone selecionado, ao passar o mouse por cima da publicação você vai perceber que ele destrincha todos os elementos da tela: legenda, comentários, foto e etc. 

Ótimo, agora você precisa passar o mouse por cima da data da publicação da postagem.  Prontinho! Assim que você clicar, o código aberto na lateral vai automaticamente mostrar a data e hora exatos de quando a postagem foi feita.

Ah! Só se atenta no fuso horário da foto publicada, tá bom?

2. TikTok 

Aqui não tem código! Basta abrir o vídeo que deseja obter as informações ocultas e copiar o link daquela publicação. É só copiar tudo o que aparece no campo de URL do navegador mesmo!

Após isso, abra qualquer um dos sites abaixo:

https://bellingcat.github.io/tiktok-timestamp/

https://dfir.blog/unfurl/ 

Agora cole o link copiado na caixa de texto do site. 

A diferença dos sites acima é que o primeiro diz de forma simples e direta a data e hora que a publicação foi feita. Já o segundo é mais detalhado e traz detalhes sobre todos os parâmetros que compõem a URL. Dentre esses parâmetros, a data e hora também são apresentados. 

Prontinho, você já pode dar check em mais uma habilidade! Não contavam com nossa astúcia em encontrar informações escondidas nas entrelinhas do mundo virtual?

Habilidade 02

Anúncios

Que os anúncios que aparecem para a gente nas mídias sociais são personalizados, muita gente já entendeu. Mas você sabia que dá para ter acesso aos temas que lhe são sugeridos e mais detalhes sobre cada anúncio que aparece para você?

Parece uma mão na roda, e é mesmo! As mídias sociais têm bibliotecas que armazenam informações sobre cada anúncio produzido: quem criou o anúncio, quando ele foi criado, quanto foi gasto, qual é o público-alvo e vários outros detalhes. Além de ser uma forma de manter registros, essas bibliotecas são ótimos mecanismos de transparência para te ajudar a entender o conteúdo dos anúncios sugeridos para você - e também os detalhes daquelas propagandas meio esquisitas. 

Quer entender melhor como aquele conteúdo foi direcionado para você? Ou encontrou um anúncio suspeito e mal-intencionado e quer ver suas origens para denunciá-lo? Vem conhecer as bibliotecas de anúncios!

META (Instagram e Facebook)

Nas mídias sociais da META (Facebook e Instagram), a biblioteca de anúncios está disponível na página facebook.com/ads/library. Essa página tem uma barra de pesquisa que permite buscar por qualquer termo e ver os anúncios correspondentes, além de permitir o uso de filtros por região e categoria de anúncio - que conta com as opções “todos os anúncios” ou “temas sociais, eleições e políticas”. 

Por exemplo: digamos que alguém quer saber quais são os anúncios sobre música que aparecem no Brasil. Basta colocar o termo “música” na barra de pesquisa, selecionar a região “Brasil” e a categoria “todos os anúncios”. Pronto! Os resultados mostram vários detalhes sobre cada conteúdo criado: se ele ainda se encontra ativo; a data de início da veiculação; as plataformas em que está anunciado (Instagram ou Facebook); e um número único de identificação. 

Essas informações são as primeiras que aparecem, mas ainda dá para descobrir mais: se a pessoa clicar em “ver detalhes do anúncio” de um resultado, abrirá uma nova janela em que poderá ver o teor completo do anúncio e a página responsável por sua autoria - são os blocos “Sobre o anúncio” e “Sobre a página”. 

Na parte “Sobre a página”, estão as informações do autor do anúncio: o usuário que realizou a pesquisa encontrará o nome da página autora, um código único de identificação, o nome de usuário (o @ dela na rede social) e o número de seguidores, além de mais informações - que podem incluir os temas relacionados. E para quem quiser saber quais são os outros anúncios desta página, isso também está disponível aqui.

Já a parte “Sobre o anúncio” de cada resultado apresenta detalhes sobre o conteúdo em si. É ali onde o usuário poderá ver o conteúdo completo de cada anúncio.  Além disso, se um anúncio for sinalizado como tendo mais de uma versão, isso também será indicado: e novamente, quem pesquisou pode ver os detalhes de cada versão.

Essas informações já ajudam bastante para ter mais detalhes sobre conteúdos suspeitos, hein? Fica mais fácil denunciar e atribuir responsabilidades assim. 

Esses tipos de biblioteca já ajudam a entender os conteúdos que são apresentados para a gente, mas não para por aí: existem outras ferramentas de transparência para quem quiser entender ainda mais sobre como os anúncios são personalizados.

Vamos usar o mesmo exemplo do Meta. No Instagram, qualquer usuário pode descobrir quais são os temas que a rede social considera ser de seu interesse nas configurações. Esses temas são baseados na atividade de cada pessoa e são os dados utilizados para direcionar anúncios mais relevantes para cada pessoa. O passo a passo é o seguinte:

  1. Abra o aplicativo na página do seu perfil. Em seguida, toque no ícone de três linhas do canto superior direito, um menu que contém as configurações;
  2. Após abrir as configurações, escolha a opção “Segurança” e então “Acessar dados”;
  3. Esses dados são uma lista longa com informações da conta e atividade do usuário. Bem no final dessa página, o usuário verá a opção “Anúncios”. E aí, é só clicar em “ver tudo” para o Instagram mostrar a lista de tópicos que considera ser do interesse do usuário. 

Essa funcionalidade do Instagram de mostrar os temas dos anúncios ganhou destaque ultimamente, pois muitos resultados acertam e outros até surpreendem. Essa não é uma lista modificável, apenas uma informação que é repassada ao usuário. E aí, curioso para saber a que temas de anúncios sua atividade no Instagram leva?

TIKTOK

A ideia aqui é a mesma: fornecer mais transparência sobre as informações coletadas e como são usadas para fins de publicidade. No TikTok, essa opção ganha o nome de “Sobre este anúncio”. Conforme a própria página de suporte do TikTok, os passos para o usuários são os seguintes - bem simples, hein?

  1. No seu aplicativo, pressione e segure o vídeo ou toque em Compartilhar no canto inferior direito;
  2. Toque em Sobre este anúncio.

Além disso, o TikTok possui um Guia de transparência sobre anúncios, disponível no link https://www.tiktok.com/safety/pt-br/ads-and-data/. Nessa página, o TikTok traz dados mais detalhados sobre os motivos pelos quais determinados anúncios aparecem para cada usuário: por exemplo, informações gerais como localização e conexão de rede; gênero e idade e a atividade dentro do aplicativo, compartilhamento de dados, entre outros pontos. 

No caso do TikTok, o usuário pode não apenas descobrir quais são os temas de seus interesses, como também controlar os anúncios que aparecem em sua conta. Essa opção está disponível nas configurações de privacidade e pode ser acessada pelas configurações, acessando o caminho Conta > Configurações e privacidade > Privacidade > Personalização de anúncios.

Ah, e lembra que a transparência de informações sobre os anúncios também serve para ajudar as pessoas a identificar conteúdos inadequados? Pois é: o TikTok tem Políticas de Anúncios que explicam tanto o tipo de produtos e serviços que podem aparecer por lá quanto o conteúdo publicitário proibido ou restrito na plataforma. 

Vamos a algumas instruções rápidas?

  1. Para denunciar um anúncio: pressione o vídeo do anúncio ou clique em Compartilhar no canto direito inferior > Selecione Denunciar > Siga as instruções na tela
  2. Para ocultar um anúncio: pressione o vídeo do anúncio ou clique em Compartilhar no canto direito inferior > Selecione “Não interessado” > Siga as instruções na tela

Agora que você já sabe como encontrar as páginas de configurações e transparência sobre os anúncios, pode fazer um uso mais consciente e responsável de suas redes sociais. E aí, vamos testar e compartilhar essas dicas? :)

Habilidade 03

Bots: o que são e como identificar

Que tal bancar o detetive da web mais uma vez e começar a desconfiar de contas automatizadas na redes, ou melhor, dos famosos BOTS?

Existem vários tipos de bots, como os crawlers, que organizam informações para os buscadores e os conhecidos chatbots, que costumam facilitar atendimentos online em diversos setores. 

Os bots são basicamente programas criados para realizar alguma ação de maneira automática, ou seja, com automação. Nas mídias sociais também temos bots e é comum que contas automatizadas enganem usuários desavisados. Isso é possível porque o perfil controlado por um bot é capaz de interagir de várias maneiras na rede: publicar conteúdo, curtir e compartilhar, seguir outras contas e mais. 

Mas por que na “maioria das vezes”? A verdade é que existem contas que são controladas por robôs, mas isso não precisa ser escondido: eles utilizam da tecnologia para levar conhecimento, entretenimento e informações úteis para a web, como atualizações legislativas e checagem de fatos. Isso é a tecnologia sendo usada em prol de avanços positivos, com transparência. 

O problema mesmo são os bots maliciosos, que não atuam de forma transparente. E o Twitter tá cheinho deles! E o pior: já pensou no tanto de desinformação que rola solta por disseminação desses perfis automatizados? 

E você pensa que é moleza identificar esses perfis? Na-na-ni-na-não! Alguns bots utilizam até contas de usuários que foram invadidas por algum hacker! Já imaginou, né? Essas contas têm postagens antigas, imagens do antigo usuário… Tudo para você acreditar sem sombra de dúvida que essa conta é real.  

Diferente dos usuários reais, essas contas trabalham 24 horas por dia, ou seja, são capazes de atingir todos os tipos de público que utilizam a plataforma. Manhã, tarde, noite, madrugada, almoço, jantar ou sexta à noite: o robô estará lá!

Mas isso também pode ser um ponto chave para identificarmos uma conta automatizada, afinal, ninguém aqui é um zumbi, né?! Por isso, suspeite de contas que postem:

  1. em horários que não se encaixam ao fuso horário correspondente do usuário; e
  2. todos os dias e com intervalos curtos entre cada tweet.

Tá bom. Entendi. Mas como faz pra não cair nessa armadilha de acabar acreditando em bots por aí?

Existem sites que você pode acessar rapidinho e que basta inserir o nome da conta da pessoa, marca ou empresa para identificar se os conteúdos dela são publicados automaticamente. NA HORA o site classifica em uma escala ou pontuação se a conta indicada é um bot ou humano.

Aqui vamos indicar duas ferramentas experientes nisso:

  1. PegaBot (https://pegabot.com.br/): Esse aqui é bem simples. Basta digitar o @, ou seja, o nome de usuário do perfil que você quer verificar e clicar em “Pegar”. Prontinho! Após uns segundos analisando a conta, o site te dá um percentual de probabilidade, tipo um nível de chance, do perfil ser um robô. 
  • Quanto maior a nota e mais próximo da zona roxa do medidor, maior a chance da conta NÃO ser um humano de verdade. Cuidado!
  • Além disso, o site fornece uma “análise por critérios”, ou seja, como ele fez para chegar em uma análise completa. Os critérios podem ser de acordo com os seguidores do usuário e a linguagem utilizada nos tweets. 
  • E se quiser mais detalhes, basta clicar em “análise completa”, que o site te apresenta uma ficha cheia de detalhes da conta que você suspeita. 
  1. Botometer (https://botometer.osome.iu.edu/): Diferente do anterior, nesse vc precisará logar com sua conta do Twitter. Mas não se preocupe! Ele não faz publicações no seu perfil. Para analisar a conta, basta digitar o @ do usuário >  Clicar em “Check user” (Verificar usuário) > Nesse momento o site vai te pedir o login no seu twitter e, após preencher, você vai clicar em “Autorizar aplicativo”. E pronto! 
  • Esse site fornece a probabilidade em formato de pontuação. A maior nota é 5. Quanto mais próximo do 5, mais chances do perfil ser robotizado. 
  • Ah! Aqui você também pode checar se os seguidores e seguidos do usuário são bots. Basta clica em “Check followers” (Verificar seguidores) ou “Check friends” (Verificar amigos), logo abaixo da caixa de texto em que você escreveu o nome do usuário. 

Uma observação importante é que perfis de organizações ou empresas podem ser classificados bem próximo de ser um bot, já que publicam diversos conteúdos de forma automática. Lembrem que também existem bots benéficos! 

E como todo percentual, há uma margem de erro nesses sites. Mas com eles já fica bemm mais fácil suspeitar das informações reproduzidas por aquele perfil meio suspeito na rede social, né?! 

Agora você tá preparado para reforçar suas hipóteses quando desconfiar de bots e tweets estranhos quando estiver na web.

Habilidade 04