@veroinstituto Desinformação online é um problema que afeta a nossa vida em todos os níveis! Por isso, nós nos unimos ao @TikTok Brasil ♬ som original - Instituto Vero

Aprenda a verificar informações online

O Fake Dói é mais do que um projeto: é um movimento que incentiva a checagem de informações na Internet. Pode chamar pai, mãe, tia, papagaio, cachorro, todo mundo pra ver essas dicas preciosas de como enfrentar as fakes! Por aqui, a gente trata de assunto sério, mas de um jeito acessível: em todo o site e nos vídeos curtos, criados especificamente para as mídias sociais, você vai treinar suas habilidades de checagem.

Pode explorar que é muita coisa boa, viu?

Obrigado! Inscrição recebida com sucesso.
Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

Este módulo tem o objetivo de apresentar o fenômeno da desinformação, destacando como você pode se prevenir e detectar conteúdos falsos e operações de influência, feitas para manipular a opinião pública.

Este módulo tem o objetivo de apresentar estratégias de busca avançada na web, ou seja, comandos feitos diretamente na barra de pesquisa capazes de refinar a busca obtendo resultados mais precisos.

Neste capítulo vamos apresentar ferramentas capazes de auxiliar na identificação de informações confiáveis nas mídias sociais. Quer saber se está falando com um bot? Ou quando e onde uma foto foi postada pela primeira vez? Neste módulo faremos um passo-a-passo de como encontrar dados ocultos de forma simples.

A internet é repleta de vídeos virais compartilhados e “remixados”, mas muitos deles não têm uma origem facilmente reconhecida. Este módulo tem como objetivo apresentar formas de identificar a origem de vídeos e imagens compartilhadas em plataformas de mídias sociais.

Na internet estamos acostumados com conteúdos que surgem e desaparecem em um piscar de olhos, mas as informações podem não ser tão efêmeras como parecem. Neste módulo, vamos apresentar formas de acessar o “museu da internet” e seus arquivos muito bem guardados, mas disponíveis.

Apoiadores