Sua pegada digital na Internet é como seu corpo no mundo físico: ela representa sua identidade. Ver uma parte da sua pegada digital (como a localização do dispositivo que você usou para fazer uma foto) pode possibilitar que alguém identifique você de forma única, mesmo quando não há nenhum nome ou outro identificador explícito anexado.
Não faça nada online que você não faria em público.
É virtualmente impossível permanecer anônimo na Internet. Como consequência dos protocolos usados para comunicação pela Internet, dados da configuração do seu dispositivo são comunicados ao seu provedor de serviços de Internet e, geralmente, ao site ou serviço que você está usando. Esses detalhes podem ser combinados para servir como um identificador exclusivo da sua identidade.
A maioria dos navegadores da web tem modos de “navegação privada” ou “anônima”, mas esses nomes podem ser enganosos. Os sites e serviços que você usa ainda podem identificá-lo usando o endereço IP, a configuração do navegador e o histórico de navegação (por meio de cookies). Mesmo se você usar VPNs (em especial as gratuitas), você não necessariamente está anônimo, já que o dono da rede privada ainda tem acesso aos seus dados.
Além disso, as técnicas de mineração de dados e inferência (princípio 1) podem ser usadas para combinar usuários anônimos com suas identidades reais com um alto grau de precisão a partir de modelos de análise de linguagem, reconhecimento facial, correlação de localização e outras técnicas de análise e recuperação de dados.
Previna-se:
Sempre assuma que você tem menos anonimato ao fazer algo eletronicamente, em comparação com o mundo físico (por exemplo, cartões de crédito vs. dinheiro em papel, e-mail vs. carta).
Forneça apenas as informações pessoais necessárias:
Por exemplo, antes de inserir qualquer informação em um formulário ou permitir que um aplicativo ou serviço acesse informações sobre você (incluindo sua localização atual ou seus contatos), pergunte a si mesmo para que eles precisam dessa informação.
Se a empresa ou provedor de serviços não precisa dessas informações para fornecer o serviço que você deseja:
1) Não dê a eles a informação;
2) Forneça informações inventadas*;
3) Escolha outra forma para obter acesso ao serviço. Essa prática não tornará impossível para outras pessoas rastreá-lo e identificá-lo, mas tornará mais difícil!
*Ao criar informações, fique dentro dos limites legais; geralmente não é uma boa ideia inventar informações em formulários do governo ou ao fazer negócios com bancos ou outros serviços altamente regulamentados.
Teste automático: cubra suas pegadas (inglês)