Sempre que você interage online essa informação é registrada na rede. Como acontece com a comunicação pessoal, depois de compartilhar algo você não pode controlar o que acontece com ele - ou como as pessoas irão interpretar. Os sites e os motores de busca automaticamente coletam e duplicam o conteúdo, tornando praticamente impossível “cancelar o compartilhamento” - a Internet dificilmente esquece.
Pense duas vezes antes de compartilhar qualquer coisa online; pergunte a si mesmo se você se sentiria confortável em se tornar famoso por isso.
Depois que as informações são compartilhadas com outras pessoas, elas podem ser replicadas, vendidas, manipuladas, deturpadas e tornadas (muito) públicas - tudo sem sua permissão. Isso é especialmente verdadeiro quando você está compartilhando informações online, onde elas ser interceptadas por outras pessoas (princípio 4) e, dependendo do meio que você está usando, podem ser gravadas permanentemente.
As políticas de privacidade de sites estão em constante mudança. Mesmo o armazenamento de dados supostamente seguro pode ser comprometido, suas contas podem ser hackeadas e até mesmo os funcionários de um site ou serviço podem obter seus dados pelo back-end. Dados que parecem ter sido excluídos - como textos no Facebook - ainda podem ser recuperados.
As informações na Internet são facilmente copiadas - intencionalmente pelos usuários e automaticamente para arquivamento - e, uma vez distribuídas em vários locais, é improvável que sejam apagadas. Sites são rastreados, analisados e armazenados em cache por mecanismos de pesquisa e são disponibilizados em repositórios de arquivamento online (como o Internet Archive), além de serem salvos em armazenamento offline. É uma prática comum fazer backup automático de e-mails, repositórios de notícias e outros conteúdos de servidor. Atualmente, não existe um protocolo viável para a exclusão automática de dados, mesmo após a morte de uma pessoa. Mesmo com muito investimento, é impossível rastrear todas as cópias digitais e físicas de uma informação, sem falar de todos os humanos que se lembram dela, para garantir o apagamento absoluto - mesmo que você tivesse autoridade para fazê-lo. (Nem mesmo o governo pode fazer isso!). Além disso, mesmo se os dados originais fossem excluídos de alguma forma, as informações derivadas deles por meio de mineração de dados e técnicas de inferência (princípio 1) ainda podem persistir.
Pense antes de postar:
Ao compartilhar informações na Internet, assuma que elas serão duplicadas e que você não terá mais controle sobre elas ou não poderá apagá-las. Em outras palavras, evite postar algo que você não gostaria de ter permanentemente “registrado”. Imagine as reações do seu público-alvo ao compartilhar informações - o que eles pensam quando veem ou ouvem? Considere se as informações que você está compartilhando serão vistas ou ouvidas por pessoas que não são seu público-alvo.
Reveja quem realmente está em sua lista de amigos ou contatos em sites de redes sociais. Pense em quem, além de seus amigos, pode ver as postagens marcadas como públicas. Eles vão entender?
Controle quem pode ver o que você posta:
Verifique regularmente suas configurações de privacidade em seus aplicativos móveis, software de computador e contas online. O padrão geralmente é compartilhar todo tipo de informação com o maior público possível. Crie listas personalizadas.
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