Todos os dias, mais dados são colocados online. Os motores de busca estão cada vez melhores, permitindo uma pesquisa “mais profunda” de mais tipos de dados.
Monitore ativamente sua pegada digital.
O número de dispositivos, serviços e aplicativos conectados à Internet e o grande volume de informações disponíveis crescem diariamente. Ao mesmo tempo, o governo e a indústria estão disponibilizando mais dados ao público, incluindo informações que costumavam estar disponíveis apenas offline. Os registros em papel estão sendo digitalizados e podem ser pesquisados por meio do reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Pessoas compartilham mais situações de sua vida cotidiana e digitalizam mais mídias físicas, como fotos e vídeos antigos.
Os usuários de dados (governos, organizações e indivíduos) sempre desejam uma melhor capacidade de recuperação e pesquisa. Como resultado, a academia e a indústria estão fornecendo uma pesquisa “mais profunda” de mais tipos de dados, incluindo a pesquisa semântica de texto e técnicas de recuperação de multimídia que podem localizar imagens e vídeos por recursos de seu conteúdo. Em geral, essas técnicas seguem uma mesma tendência: o que governos e empresas podem fazer hoje, amanhã poderá ser feito também por indivíduos.
Forneça apenas as informações pessoais necessárias:
Por exemplo, antes de inserir qualquer informação em um formulário - online ou mesmo em papel - ou permitir que um aplicativo ou serviço acesse informações sobre você (incluindo sua localização atual ou seus contatos), pergunte a si mesmo para que eles precisam. Se a empresa ou provedor de serviços não precisa dessas informações para fornecer o serviço que você deseja:
Não dê a eles a informação;
Forneça informações inventadas;*
Escolha outra forma de obter esse serviço.
*Ao criar informações, fique dentro dos limites legais; geralmente não é uma boa ideia inventar informações em formulários do governo ou ao fazer negócios com bancos ou outros serviços altamente regulamentados.