Mesmo se você não estiver usando ativamente a Internet, outra pessoa pode estar compartilhando informações sobre você - intencionalmente ou não. Portanto, evitar a Internet não garante privacidade.
Compartilhe o que você aprendeu neste site com seus amigos e familiares - isso irá melhorar sua privacidade online.
Na nossa sociedade, quase todas as atividades da vida, grandes ou pequenas, produzem informações que são armazenadas e compartilhadas com outras pessoas: andar na frente da câmera de segurança de uma loja, usar um cartão para pagar algo, o telefone celular no seu bolso.... você simplesmente não pode evitar a geração de uma pegada digital (princípio 1). Cada vez mais informações de nossas vidas estão sendo armazenadas online, à medida em que empresas, instituições, organizações e governos publicam e compartilham as informações que coletaram sobre indivíduos, muitas vezes com intenção benigna. (princípio 6)
Além disso, outras pessoas que estão ativamente online podem postar informações sobre você, intencionalmente ou inadvertidamente. Pessoas que você conhece podem se referir a você em suas postagens ou te marcar em fotos. E mesmo que eles não tenham a intenção de divulgar informações sobre você publicamente, seus amigos e familiares podem perder o controle dos dados que armazenam ou compartilham online (princípio 5).
Finalmente, o conteúdo multimídia contém mais informações sobre outras pessoas do que o produtor pretende, por meio de ruídos de fundo e visuais, metadados ou ou por meio de elementos contextuais. Por exemplo, uma foto destinada a mostrar um animal no zoológico também pode capturar acidentalmente uma pessoa visível ao fundo. Os especialistas forenses têm feito uso desse tipo de informação não intencional para resolver casos de crimes graves há anos.
Use a internet a seu favor
Suponha que seus familiares e amigos próximos estejam compartilhando informações sobre você.